sábado, 2 de novembro de 2013

Questões da aula sobre cordados


1. Cite as características básicas dos peixes e dos anfíbios.


Características básicas dos peixes:

- Corpo com formato, em geral, hidrodinâmico, isto é, achatado lateralmente e alongado, o que favorece seu deslocamento na água.

- Presença de nadadeiras, estruturas de locomoção que, quanto à localização, podem ser peitorais, ventrais, dorsais, caudais e anais.

- Corpo geralmente recoberto por escamas lisas, cuja organização diminui o atrito com a água enquanto o animal se desloca. Além disso, a pele é dotada de glândulas produtoras de muco, o que também contribui para diminuir o atrito com a água.

- Musculatura do tronco segmentada, o que permite a realização de movimentos ondulatórios.

- São animais pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a do ambiente.

Características básicas dos anfíbios:

- Não possuem pêlos nem escamas externas. São incapazes de manter constante a temperatura de seu corpo, por isso são chamados animais de sangue frio (pecilotérmicos).

- A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas, através da respiração, permite-lhes, a absorção de água, que funciona como defesa orgânica. Quando estão com sede, os anfíbios encostam a região ventral de seu corpo na água e a absorvem pela pele.

- As glândulas em sua pele podem ser de dois tipos: mucosas, que produzem muco, e serosas, que produzem veneno. Todo o anfíbio produz substâncias tóxicas. Existem espécies mais e menos tóxicas, e os acidentes com humanos somente acontecem se essas substâncias entram em contato com as mucosas ou com o sangue.

2. Cite a divisão da classe dos peixes e diferencie cada uma.


Os peixes estão divididos em agnatos (sem maxila), condrictes (peixes com cartilagem) e osteíctes (peixes com ossos).

Os agnatos, diferentemente dos condrictes e osteíctes, não têm escamas nem pares de nadadeiras, somente nadadeiras ímpares. O esqueleto é cartilagenoso e pouco desenvolvido (possuem crânio sem vértebras). Com ausência de maxilas, têm boca circular sugadora. Nos condrictes a reprodução é interna, enquanto nos agnatos e na maioria dos osteíctes ela é externa. Os condrictes e osteíctes são alongados e hidrodinâmicos, ao passo que os aganatos são mais cilindricos e ficam agarrados pela sucção da boca no próprio alimento. Ao contrário dos condrictes, os osteíctes tem nadadeiras flexíveis e corpo predominantemente ósseo.

3. Compare os peixes e anfíbios quanto às seguintes caraterísticas:

- forma do corpo;

- esqueleto;

- deslocamento;

- sistema circulatório;

- revestimento do corpo;

- trocas gasosas.


Os anfíbios podem ter o corpo alongado, cilíndrico e liso, com pernas atrofiadas, ou ter quatro pernas, com ou sem cauda. Já os peixes têm geralmente o corpo alongado, com nadadeiras.

O esqueleto dos anfíbios, que é ósseo, tem coluna vertebral curta, na qual se prendem os ossos dos membros locomotores, e não apresentam caixa toráxica, enquanto o dos peixes pode ser cartilaginoso ou ósseo.

Os peixes locomovem-se na água por meio de nadadeiras e de contrações alternadas da musculatura, havendo, nos peixes ósseos, o auxílio da bexiga natatória, cheia de ar e que funciona como uma boia. Os anfíbios podem ser saltadores, caminhar ou arrastar-se, comprimindo a musculatura, e na água são nadadores, auxiliados por membrana interdigitais, quando adultos, e pela cauda, quando larvas.

O sistema circulatório dos peixes tem um coração com duas câmaras, e o dos anfíbios é fechado, com um coração com três cavidades.

O corpo dos peixes é geralmente coberto por escamas, enquanto a maioria dos anfíbios é desprovido delas.

Nos peixes, a respiração é realizada através das brânquias. Já nos anfíbios, ela é realizada por brânquias no estágio larval, sendo cutânea e pulmonar no adulto, embora algumas salamandras permaneçam com respiração branquial por toda a vida.

4. Cite e caracterize as classes dos Anfíbios.


Os anuros representam os anfíbios desprovidos de cauda, tais como sapos, rãs e pererecas. Os sapos são facilmente identificados, pois possuem uma pele bem áspera, e atrás de cada olho, existe uma bolsa de veneno (glândulas paratóides), que é disparado quando o sapo se sente ameaçado. Costumam viver debaixo de troncos caídos, pedras e folhagens, etc. As rãs possuem uma pele mais lisa, e em geral vivendo muito próximas da água ou dentro dela. As pererecas vivem próximas aos lagos, e possuem, em suas patas, pequenas ventosas, utilizadas pela perereca para subir em pedras altas e árvores, entre outros.

Os urodelos são os anfíbios com cauda. O único representante conhecido é a salamandra, que costuma viver em ambientes úmidos, rios, lagos, etc. Tais animais têm o corpo alongado, patas curtas e uma cauda relativamente longa. Os urodelos têm a capacidade de regenerar os membros e a cauda se eles forem decepados. Algumas espécies são muito venenosas. Geralmente são as que têm cores fortes, que mantêm os predadores afastados, como é o caso da salamandra-de-fogo, preta e amarela. Seu veneno queima a pele de pessoas e animais e pode até causar paralisia se entrar na corrente sanguínea. As salamandras vivem solitárias e produzem uma substância com cheiro para atrair parceiros na época do acasalamento e outra que usam para marcar seu território. Em geral só emitem sons quando querem espantar algum predador.

A representante dos anfíbios ápodos é a cobra cega, que leva este nome justamente por se parecerem com uma cobra, não tendo pernas nem pés. É chamada de “cega” pois os seus olhos são muito pouco desenvolvidos. Caracterizam-se pela ausência de patas e possuem grande semelhança com minhocas, no entanto são vertebrados, o que os separa dos anelídeos.