sábado, 26 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 24


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 24


Mamíferos


Compreendendo o texto


1. Ao estudar as aves e os mamíferos, um estudante disse que uma das diferenças entre os dois grupos é que, enquanto todas as aves são ovíparas, os mamíferos são todos vivíparos. Ele está correto em suas afirmações? Explique.

Não, pois os monotremados, entre eles o ornitorrinco e o equidna, põem ovos com casca e gema.

2. Embora adaptados ao ambiente aquático, mamíferos como a baleia e o golfinho não podem ficar o tempo todo submersos; periodicamente, esses animais precisam subir até a superfície da água. Explique por que isso acontece.

Isso acontece porque eles respiram através de pulmões, não havendo brânquias (exceto nos embriões) e sendo possível respirar apenas o ar atmosférico.

3. Cientistas calculam que, em temperatura ambiente de 20º C, uma pessoa em repouso gasta cerca de 1300 a 1880 quilocalorias por dia (a quilocaloria é uma medida da quantidade de calor, que, nesse caso, dá uma ideia do gasto de energia da pessoa). Nas mesmas condições, um crocodilo, com o mesmo peso, gasta 60 quilocalorias. Explique essa diferença no consumo de energia.

O crocodilo é ectotérmico, controlando sua temperatura a partir da energia externa, enquanto a pessoa é endotérmica, gastando sua energia interna para manter a temperatura corpórea.

4. Sem ter feito uma observação direta da dentição dos animais, um estudante disse que os dentes de uma onça certamente são diferentes dos de um boi. Por que ele pode afirmar isso com tanta certeza?

Ele pode afirmar isso pois a onça precisa desfiar e rasgar a presa, enquanto o boi é herbívoro e rumina o alimento.

5. A figura a seguir é um cladograma simplificado de alguns grupos de vertebrados. Em seu caderno, associe as letras da figura com os seguintes termos: esqueleto ósseo, âmnio, pernas, penas, coração com 4 cavidades, pelos, crânio, maxilas.


A – crânio.
B – maxilas.
C – esqueleto ósseo.
D – pernas.
E – âmnio.
F – coração com quatro cavidades.
G – pelos.
H – penas.

Refletindo e concluindo


1. (UFMG) Analise esta figura, em que está representada a provável filogenia dos vertebrados:


A partir dessa análise, é correto afirmar que o ancestral desses quatro grupos apresentava:

a) membros locomotores e pulmões.
b) coração com quatro cavidades e brânquias.
c) pelos no corpo e glândulas mamárias.
d) homeotermia e placenta.

Resposta: alternativa a

2. (Vunesp) Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para:

a) facilitar a flutuação.
b) proteção contra predadores.
c) evitar perda de calor.
d) evitar perda de água.
e) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.

Resposta: alternativa c

3. (UFMG) Sob condições padrão de temperatura ambiental de 20ºC, um camundongo consome 1,5 mL de O2 por grama de peso corporal por hora para a manutenção de seu metabolismo basal, enquanto um homem adulto consome 0,2 mL/g por hora. Essa diferença se deve ao fato de a relação superfície/volume do corpo de um animal ser tanto maior quanto menor for seu tamanho. Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) os camundongos possuem maior metabolismo basal que o metabolismo basal humano.
b) nas mesmas condições, o animal que possui maior metabolismo basal normalmente apresenta maior perda de calor para o meio.
c) uma perereca, com a mesma massa do camundongo, apresentará o mesmo metabolismo basal.
d) variando-se a temperatura ambiental, pode haver variação no consumo de O2.

Resposta: alternativa c

4. (UEL-PR) O gráfico a seguir mostra o consumo de oxigênio de certos animais em função da temperatura ambiente.


Exemplos de animais que apresentam curvas como a do gráfico são:

a) cavalo, sapo e papagaio.
b) baleia, onça e pintassilgo.
c) sapo, rã e tartaruga.
d) jacaré, pardal e anta.
e) cachorro, cascavel e canário.

Resposta: alternativa c

5. (Fuvest-SP) Cada uma das curvas do gráfico abaixo mostra a correlação entre a temperatura corporal de um vertebrado (A ou B) e a temperatura do ambiente.


Os animais A e B podem ser, respectivamente:

a) coelho e lagarto.
b) pombo e cavalo.
c) sapo e jacaré.
d) lagartixa e gato.
e) tartaruga e galinha.

Resposta: alternativa a

6. (UFRGS-RS) Leia o texto abaixo.
“Pouca gente se dá conta de que o litoral sul do Brasil, em especial Santa Catarina, é uma das áreas mais importantes em todo o planeta para a reprodução das baleias. É aqui que a baleia-franca, um gigante pacífico e ameaçado de extinção, vem ter seus filhotes e amamentá-los, de maio a outubro (com maior número de avistagens de baleias com filhotes em agosto/setembro)." (Folheto do Projeto Baleia-franca, IWC/Brasil, WDCS, Florianópolis, SC)

Considere os itens abaixo que apresentam possíveis características do grupo a que pertencem os animais acima citados:

I. respiração pulmonar
II. pecilotermia
III. fecundação interna
IV. ausência de diafragma

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas I, II e IV.

Resposta: alternativa b

7. (UFMA) Osteichthyes, Amphibia, Reptilia (ofídio), Aves e Mammalia podem ser identificados, respectivamente, pelas seguintes características:

a) respiração branquial; metamorfose; ausência de pernas; homeotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.
b) respiração cutânea; metamorfose; ausência de pernas; homeotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.
c) respiração branquial; metamorfose; ausência de pernas; pecilotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.
d) respiração cutânea; metamorfose; homeotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias; ausência de pernas.
e) respiração branquial; desenvolvimento direto; pseudópodes; pecilotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.

Resposta: alternativa a

8. (UFMG) Este gráfico refere-se à taxa metabólica de cinco animais de diferentes pesos corporais em um determinado intervalo de tempo.


Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) a digestão é mais eficiente no cavalo do que no coelho.
b) a taxa de consumo de oxigênio é maior no coelho do que no rato.
c) a taxa metabólica depende da relação entre a superfície e o volume corpóreo.
d) a taxa metabólica é diretamente proporcional ao peso corporal.

Resposta: alternativa c

Questões para análise


1. (UFRJ) As duas curvas do gráfico a seguir representam  um experimento relacionando a taxa metabólica de dois animais de espécies diferentes (animal A e animal
B) com a temperatura ambiente. A taxa metabólica foi determinada pelo consumo de oxigênio. Qual das curvas (A ou B) pode ser associada ao animal endotérmico e qual corresponde ao animal ectotérmico? Justifique suas respostas.



O animal A é ectotérmico, visto que, quanto maior a temperatura ambiente, maior sua taxa metabólica. Já a curva B representa um animal endotérmico, pois ele utiliza sua energia interna para regular sua temperatura; logo, quanto menor a temperatura, maior sua taxa metabólica para poder obter energia suficiente para o aumento da temperatura corpórea.

2. (Unicamp-SP) Em relação ao peixe-boi, o padre Fernão Cardim escreveu por volta de 1625: "[...] este peixe é nestas partes real, o estimado sobre todos os demais peixes [...] tem carne toda de fibra, como a de vaca [...] e também tem toucinho [...] sua cabeça é toda de boi com couro e cabelos, [...] olhos e língua [...]". Nesse trecho, identifique a única palavra que permite reconhecer, sem dúvida, o peixe-boi como sendo um mamífero.

A palavra que permite reconhecer o peixe-boi como sendo sem dúvida um mamífero é “cabelos”.

3. (Ufop-MG) Em um laboratório de Fisiologia, um sapo e um rato são mantidos em caixas separadas a uma temperatura de 2º C. Um deles praticamente não consumiu nenhum alimento, enquanto o outro se alimentou todo o tempo. Identifique cada um deles, justificando sua resposta.

O rato comeu o tempo todo pois é um animal endotérmico e, logo, controla sua temperatura a partir da sua energia interna. Já o sapo é ectotérmico, e em temperaturas mais baixas sua taxa metabólica é reduzida, chegando a hibernar em temperaturas muito baixas.

4. (Unicamp-SP) A figura a seguir representa uma árvore filogenética do Filo Chordata. Cada retângulo entre os ramos representa o surgimento de novidades evolutivas compartilhadas por todos os grupos dos ramos acima dele.

a) O retângulo I indica, portanto, que todos os cordados apresentam caracteres em comum. Cite 2 destes caracteres.

Notocorda e sistema nervoso dorsal.

b) Cite uma novidade evolutiva que ocorreu no retângulo II e uma que ocorreu no retângulo III. Explique por que cada uma delas foi importante para a irradiação dos cordados.

Uma novidade evolutiva que ocorreu no retângulo II foram as pernas, importantes para a locomoção no ambiente terrestre. No retângulo III, surgiu a independência em relação à água para a reprodução, o que permitiu que eles pudessem viver fora da água, se afastando relativamente dela e colonizando a terra.

5. (UFJF-MG) A figura abaixo, um cladograma, ilustra uma hipótese simplificada sobre as prováveis relações evolutivas entre os cordados. Os números representam características compartilhadas pelos grupos animais localizados acima desses números e representados por um de seus integrantes. Como exemplo, o número 1 representa a notocorda, que é compartilhada por todos os grupos.


a) No seu caderno, complete o quadro abaixo indicando, para cada característica apresentada, o número correspondente à sua posição na figura e cite o(s) grupo(s) que a apresenta(m).


b) A existência de um ovo amniótico é uma característica compartilhada por muitas espécies de cordados. Identifique os grupos animais que compartilham essa característica e explique a importância do seu surgimento.

Os grupos de animais que apresentam essa característica são os répteis, aves e mamíferos. Isso foi importante pois facilitou o desenvolvimento do embrião e tornou a reprodução independente da água, permitindo que esses animais colonizassem o ambiente terrestre.

c) A presença de glândulas é comum em diversos grupos animais. Informe a função das glândulas apresentadas abaixo.

• glândula uropigiana das aves
• glândulas mucosas nos peixes
• glândulas mucosas nos anfíbios

• glândula uropigiana das aves: a função dessa glândula é produzir uma secreção que é espalhada pela ave nas penas com o bico e que serve para isolamento térmico, e no caso das aves que nadam, para a flutuação.

• glândulas mucosas nos peixes: essas glândulas secretam uma substância viscosa que diminui o atrito da água com o corpo dos peixes, facilitando o nado.

• glândulas mucosas nos anfíbios: essas glândulas deixam a pele dos anfíbios úmida, o que é importante para a respiração cutânea realizada por esses animais.

6. (Unicamp-SP) O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorre nos pelos do ventre da mãe. A boca do ornitorrinco é dotada de um bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo do fundo do rio.

a) A que classe pertence o ornitorrinco?

O ornitorrinco pertence à classe dos mamíferos.

b) Cite duas características mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.

Duas características que permitem de tal forma classificá-los são a presença de pelos e de uma secreção láctea que alimenta os filhotes.

c) Uma das características citadas no texto ocorre tanto no ornitorrinco quanto nos indivíduos da classe que lhe deu origem. Que classe é essa e qual a característica comum?

Essa classe é a dos répteis, e a característica que eles possuem em comum com o ornitorrinco é a postura de ovos.

Questões do livro de Biologia - Capítulo 23


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 23


Aves


Compreendendo o texto


1. As aves não têm bexiga urinária e possuem apenas um ovário funcional, em vez de dois. Todas são ovíparas; não há aves vivíparas nem ovovivíparas. O coração das aves bate, em geral, bem mais rápido que o dos mamíferos. Por exemplo, o coração de um sabiá chega a bater 600 vezes por minuto (compare com a média dos batimentos cardíacos humanos, que é de cerca de 70 vezes por minuto). Explique por que essas características podem ser consideradas adaptações ao voo.

A ausência de bexiga urinária é uma adaptação ao voo, visto que a urina é eliminada continuamente, evitando o acúmulo de peso. A oviparidade diminui o também diminui o peso do animal, pois o ovo se desenvolve fora do corpo do animal. O batimento rápido do coração das aves também é necessária ao voo, devido ao alto grau de oxigenação exigido.

2. Pesquisando uma região para um trabalho prático de Biologia, um estudante observou que em épocas de muito frio os lagartos do lugar mostravam-se pouco ativos, ao contrário das aves. Por que as aves podem se manter ativas mesmo em climas muito frios?

Isso ocorre devido ao fato de as aves serem endotérmicas, ou seja, regulam a temperatura do seu corpo a partir de sua energia interna. Os répteis, ao contrário, são ectotérmicos, usando a energia externa para controlar sua temperatura.

3. Você já deve ter ouvido a expressão popular: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a  galinha?” Raciocinando de acordo com a história evolutiva dos vertebrados, tente responder a essa pergunta.

O ovo, pois as mutações que deram origem às aves ocorreram na formação do embrião.

4. Às vezes se diz que uma pessoa “come feito passarinho”, querendo dizer com isso que ela como pouco. Na realidade, proporcionalmente ao seu peso, as aves comem muito mais que os répteis, e até mais do que vários mamíferos. Por que as aves precisam comer tanto?

As aves precisam comer tanto pois há um grande gasto de energia com o voo e com a endotermia.

5. Os músculos peitorais das aves são, em geral, bastante desenvolvidos, chegando a pesar cerca de 30% do peso total da ave, em alguns casos. Só para comparar, no ser humano, os músculos peitorais representam, em média, apenas 1% do peso total. Qual pode ser a razão do grande desenvolvimento desses músculos nas aves? Explique.

Esses músculos devem ser muito desenvolvidos pois são responsáveis pelo movimento realizado pelas asas no voo.

6. De modo geral, o esqueleto das aves é muito leve em relação ao peso total do corpo. A fragata, por exemplo, ave que tem mais de dois metros de envergadura e peso superior a 2 kg, tem um esqueleto de pouco mais de 100 g – menos que o peso total de suas penas. Para as aves, qual a vantagem de ter um esqueleto tão leve?

Um esqueleto tão leve é importante para o voo.

7. Explique por que a presença de moela ou estômago mecânico é mais comum em aves que se alimentam de grãos do que em aves carnívoras. E explique também por que as aves granívoras costumam engolir pequenas pedrinhas.

A presença de moela ou estômago mecânico é mais comum em aves que se alimentam de grãos do que em aves carnívoras pois há necessidade de trituração dos grãos. Além disso, as pequenas pedrinhas engolidas por aves granívoras servem para melhor triturar os grãos.

Refletindo e concluindo


1. (Unaerp-SP) Considerando répteis e aves, o somatório dos itens que indicam características de ambas as classes de vertebrados é:

(01) ovo com casca
(02) epiderme seca
(04) ácido úrico como a principal excreta nitrogenada
(08) fecundação interna
(16) homeotermia

a) 3.
b) 7.
c) 11.
d) 15.
e) 31.

Resposta: alternativa d

2. (Unifesp) Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:

a) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais frequente de alimento.
b) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pelos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.
c) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.
d) sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.
e) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.

Resposta: alternativa a

3. (Ufpel-RS) É comum vermos aves de ambientes aquáticos, como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes, ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no mecanismo de vida das aves.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos óleos produzidos pelas glândulas uropigianas:

a) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.
b) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.
c) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de ectoparasitos.
d) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.
e) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.

Resposta: alternativa e

4. (UFRN) Répteis e aves foram os primeiros grupos animais na escala filogenética a apresentar âmnio e alantoide no ovo. Por conte desse ganho evolutivo, esses animais tornaram-se capazes de:

a) desenvolver-se sem metamorfose.
b) produzir maior número de filhotes.
c) formar a cavidade celomática.
d) reproduzir-se fora da água.

Resposta: alternativa d

5. (UFJF-MG) Observe a figura abaixo:


Esses animais podem ser caracterizados, respectivamente, por apresentarem:

a) exoesqueleto quitinoso com ecdises – metamorfose – pele seca e rica em queratina – homeotermia.
b) exoesqueleto quitinoso com ecdises – homeotermia – pele seca e rica em queratina – metamorfose.
c) metamorfose – pele seca e rica em queratina – exoesqueleto quitinoso com ecdises – homeotermia.
d) metamorfose – homeotermia – exoesqueleto quitinoso com ecdises – pele seca e rica em queratina.

Resposta: alternativa a

6. (PUC-MG) As afirmativas a seguir se referem às aves:

I. Sacos aéreos e ossos pneumáticos constituem importantes adaptações das aves para o voo.
II. As penas têm origem a partir da mesoderme, sendo revestidas por uma epiderme de constituição córnea.
III. Ácido úrico compreende o tipo de excreção nitrogenada.
IV. A pele é caracteristicamente seca, aglandular, com exceção da uropigiana.

São corretas as afirmativas:

a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV apenas.
c) I e III apenas.
d) II e IV apenas.
e) III e IV apenas.

Resposta: alternativa b

7. (UFMG) Um professor apresentou à classe o seguinte problema:
“Qual deverá ser a variação do peso de um ovo de galinha, durante o processo de desenvolvimento embrionário do pintinho, até um dia antes de seu nascimento?”
Os alunos apresentaram diferentes respostas expressas pelas curvas a seguir. Assinale a alternativa que mais se aproxima da resposta correta.


Resposta: alternativa b

8. (UEL-PR) A casca do ovo da galinha é permeável para gases, mas impermeável para a água no estado líquido. Um ovo que pesa 60 gramas começa a ser incubado. Durante os 21 dias de incubação, o embrião retira 8,6 g de oxigênio do ambiente e devolve à atmosfera 8,8 g de dióxido de carbono e 8,8 g de vapor d’água. Antes da eclosão, esse ovo deve pesar, em gramas:

a) 33,8
b) 42,6
c) 51,0
d) 60,0
e) 68,6

Resposta: alternativa c

9. (UFMG) Os animais abaixo representados são bastante diferentes na sua aparência, mas apresentam várias características comuns.


Entre essas características, não se inclui:

a) fecundação interna.
b) homeotermia.
c) oviparidade.
d) respiração pulmonar.

Resposta: alternativa b

10. (UFPR) Um estudante recebeu a incumbência de organizar uma coleção zoológica e reuniu os animais em quatro grupos.


Sobre o trabalho do estudante, é correto afirmar:

01. O estudante acertou se utilizou o critério "parasitismo" para formar o grupo I.
02. Os animais incluídos nos grupos II, III e IV são celomados.
04. O estudante acertou ao formar o grupo II, pois esses animais apresentam características específicas, não encontradas nos grupos I, III e IV.
08. Os animais do grupo III pertencem ao filo Mollusca, apesar de apresentarem conchas diferentes entre si.
16. Os animais do grupo III diferenciam-se daqueles do grupo I por apresentarem sistemas circulatório e respiratório.
32. O grupo IV foi formado erroneamente porque nem todos os animais pertencem ao filo
Chordata.
64. Os animais do grupo III são protostômios e os do grupo IV são deuterostômios.

Qual a soma das afirmativas corretas?

Soma: 02 + 04 + 08 + 16 + 64 = (94)

Questão para análise


(Udesc) Dentro da Classe Aves, temos a ordem Anseriformes, que apresenta como exemplos o pato, o ganso e o marreco, aves criadas com regularidade em quase todo o Estado de Santa Catarina.

a) Que tipo de adaptação existe nas patas dessas aves e qual sua função?

O tipo de adaptação existente na pata dessas aves são as membranas entre os dedos, que facilitam a natação.

b) Como as penas dessas aves não ficam encharcadas quando estão na água?

As penas dessas aves não ficam encharcadas quando estão na água devido à secreção oleosa produzida pela glândula uropigeana e espalhada pela ave nas penas utilizando o bico.

c) Essas aves, assim como as demais, são seres homeotérmicos. DEFINA homeotermia.

Homeotermia é a capacidade de o animal controlar a temperatura do corpo utilizando sua energia interna.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 22


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 22


Répteis


Compreendendo o texto


1. Os répteis apresentam algumas novidades evolutivas em relação aos anfíbios – por exemplo, adaptações do revestimento corporal, na respiração e na reprodução –, que lhes permitem maior independência do ambiente aquático. Explique como essas características ajudaram os répteis a se difundir por ambientes tão secos quanto os desertos.

O revestimento corporal dos répteis é impermeável, evitando a desidratação e possibilitando a vida em ambiente terrestre, mesmo desértico.
A respiração passou a ser pulmonar, com aumento dos músculos da costela. Os répteis, ao contrário dos anfíbios, não dependem da respiração cutânea, para a qual era necessária pele úmida, o que restringia o habitat dos últimos ao meio úmido.
A reprodução dos répteis é interna e não depende mais da água, e não há mais estágio larval. O ovo possui uma casca grossa a qual fornece proteção mecânica e permite trocas gasosas entre o embrião e o ambiente. Além do saco vitelínico, que contém alimento para o desenvolvimento do embrião, os répteis possuem outros três anexos embrionários: o âmnio, a alantoide e o córion.

2. A figura a seguir mostra algumas características presentes em muitas das serpentes peçonhentas.


a) Qual é a provável secreção da glândula indicada na figura? Justifique sua hipótese.

A glândula secreta peçonha, pois ela está ligada aos dentes, pelas quais escorre.

b) Qual é a função provável dos dentes indicados (que se comunicam com a glândula)?

Sua provável função é injetar a peçonha na vítima, sendo presas inoculadoras de veneno, visto que é por elas é que escorre o veneno.

c) Serpentes peçonhentas que se alimentam de mamíferos e aves, animais de sangue quente, em geral têm, de cada lado da cabeça, uma pequena depressão entre o olho e a narina, que corresponde à fosseta lacrimal (ou loreal), órgão capaz de registrar pequenas variações de temperatura. Levante uma hipótese para a função desse órgão nessas serpentes.

Esse órgão possivelmente identifica, através da variação de calor e da vibração do solo (também percebida pela fosseta loreal), a aproximação de um animal homeotérmico – de sangue quente –, mesmo antes que a presa veja a cobra.

3. Explique por que tartarugas e jacarés, apesar de serem répteis que voltaram para o ambiente aquático, não podem ficar completamente submersos o tempo todo.

Eles não podem ficar submersos o tempo todo pois não possuem brânquias, e sim pulmões. O meio aquático é onde encontram alimentos.

4. No livro A vida dos vertebrados, os autores (Pough, Janis e Heiser) afirmam que qualquer pessoa pode reconhecer facilmente os répteis testudines.

a) A que répteis eles estão se referindo?

Esses répteis são os quelônios, tais como tartarugas, jabutis e cágados.

b) Por que é tão fácil identificar esses animais?

É possível identificá-los devido à sua carapaça óssea, denominada plastrão, com uma parte dorsal e outra ventral.

Refletindo e concluindo


1. (UFV-MG) A embriologia dos répteis tem sido abordada em filmes de ficção sobre dinossauros. Entretanto, considerando os répteis atuais, assinale a alternativa que NÃO poderia ser abordada numa cena de filme, como sendo um fato biologicamente correto:

a) Embriões de répteis apresentando âmnio, cório e alantoide.
b) Embriões de répteis nutrindo-se da vascularização placentária.
c) Embriões de répteis apresentando fendas branquiais.
d) Embriões de répteis dentro de ovos com muito vitelo.
e) Embriões de répteis com a coluna vertebral surgindo do mesoderma.

Resposta: alternativa b

2. (UFRRJ) Com relação ao hábito das tartarugas marinhas de subir às praias para desovar, é correto dizer que:

a) as tartarugas fazem isso para evitar que os ovos se estraguem na água.
b) esse comportamento foi herdado de tartarugas terrestres ancestrais das marinhas.
c) se os ovos fossem colocados na água, flutuariam e seriam mais facilmente predados.
d) as tartarugas fazem isso para proteger os ovos de predadores marinhos que poderiam destruir os ovos, se deixados na água.
e) as tartarugas fazem isso porque os filhotes não resistiriam à água do mar.

Resposta: alternativa b

3. (UFRRJ) Observe os quadrinhos a seguir:

Nos quadrinhos apresentados, os dois animais representam grupos que tiveram sucesso na sua evolução, com maior independência do ambiente aquático. Uma característica apresentada por ambos e que pode ser apontada como parte das razões para a conquista do meio terrestre é:


a) a reprodução com fecundação externa.
b) o desenvolvimento de embriões dentro de um ovo com casca.
c) a formação de apêndices locomotores, como as patas.
d) a regulação da temperatura corporal.
e) a circulação fechada.

Resposta: alternativa b

4. (Ufes) No Pantanal Mato-Grossense, os jacarés aquecem-se ao sol nas margens dos rios durante o dia e, como a água esfria mais lentamente que a terra, submergem à noite. Essa estratégia dos crocodilianos está relacionada ao fato de eles:

a) excretarem principalmente ureia, composto nitrogenado com baixa toxicidade que necessita de água para ser eliminado.
b) serem ectotérmicos, dependendo de fontes externas de calor para a regulação da temperatura corpórea.
c) dependerem da água para a fecundação e o desenvolvimento dos ovos.
d) apresentarem o corpo revestido por uma pele grossa, com placas córneas, que evita a dessecação.
e) não terem, em seus pulmões, superfície suficiente para uma troca gasosa eficiente, necessitando realizar absorção de oxigênio da água do meio circundante, através da mucosa cloacal.

Resposta: alternativa b

5. (UFMS) A determinação do sexo em várias espécies de répteis (e.g. quelônios, crocodilianos e alguns lacertílios) é influenciada pela temperatura de incubação durante o desenvolvimento embrionário. As temperaturas excessivamente altas ou baixas podem ser letais para o desenvolvimento de diversas espécies de répteis. Os gráficos A e B relacionam, respectivamente, a eclosão de machos e fêmeas em uma espécie de tartaruga e em uma espécie de lagarto, com a temperatura de incubação (ºC).


Após a análise cuidadosa dos gráficos, é correto a afirmar que:

(01) não é possível relacionar a proporção de machos e fêmeas eclodidos com a temperatura de incubação.
(02) os ovos da tartaruga e do lagarto produzem um maior número de fêmeas quando a temperatura de incubação está entre 28 e 30ºC.
(04) dos ovos de tartaruga, nasce um maior número de machos quando incubados entre 24 e 28ºC; e, dos ovos de lagarto, um maior número de fêmeas com temperaturas entre 24 e 26ºC.
(08) dos ovos de tartaruga eclode um maior número de fêmeas quando a temperatura de incubação está igual ou acima de 30ºC; e, dos ovos de lagarto, o maior número dos machos eclode à temperatura acima de 29ºC.
(16) nos exemplos considerados, embora sejam espécies de répteis, fica claro que a temperatura não é um fator importante para a determinação dos sexos.
(32) a determinação das formas sexuais nos organismos indicados são modelos opostos de influência da temperatura de incubação.

Soma: 04 + 08 + 32 = (44)

6. (PUCC-SP) Considere as seguintes características:

I – pele pouco permeável e queratinizada;
II – caixa torácica ao redor dos pulmões;
III – fecundação interna;
IV – ovos com casca.

A conquista efetiva do ambiente terrestre pelos vertebrados foi acompanhada pelo aparecimento de:

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Resposta: alternativa d

7. (Unifor-CE) O gráfico abaixo mostra os resultados de uma experiência feita para comparar o papel da pele ao dos pulmões, em certa espécie de sapo do hemisfério norte.


Sobre esses dados fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Nos meses mais frios, a respiração cutânea predomina sobre a pulmonar.
II. Nos meses em que o metabolismo dos animais é mais intenso, predomina a respiração pulmonar.
III. A respiração cutânea é praticamente constante ao longo do ano.

É correto o que se afirma em:

a) I, somente.
b) II, somente.
c) III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

Resposta: alternativa e

8. (Fuvest-SP) Assinale a afirmação correta em relação aos répteis.

a) Foram os primeiros amniotas na evolução dos vertebrados.
b) Algumas ordens apresentam fecundação externa.
c) Apresentam sempre o coração incompletamente dividido em quatro câmaras: duas aurícolas distintas e dois ventrículos parcialmente separados.
d) Não fazem parte do ecossistema marinho.
e) São animais agressivos, mas só entre ofídios encontramos indivíduos peçonhentos.

Resposta: alternativa a

9. (UFV-MG) A análise de três organismos revelou as seguintes características:

Animal 1: corpo sem segmentação, cutícula dura e resistente, tubo digestivo completo, respiração cuticular e pseudocelomado;
Animal 2: corpo frequentemente recoberto por escamas, placas ou carapaça, respiração pulmonar, sem metamorfose, amniota e alantoidiano;
Animal 3: corpo segmentado, sistema circulatório fechado, excreção por nefrídios, tubo digestivo completo e respiração cutânea.

Podem-se identificar esses três animais como pertencentes, respectivamente, às seguintes classes:

a) Turbelaria, Reptilia e Insecta.
b) Turbelaria, Pisces e Nematoda.
c) Hirudínea, Insecta e Crustacea.
d) Nematoda, Reptilia e Oligochaeta.
e) Nematoda, Pisces e Cestoda.

Resposta: alternativa d

Questões para análise


1. (Vunesp) Os jabutis (réptil - quelônio), no sudeste do Brasil, são ativos na estação quente e chuvosa, permanecendo praticamente imóveis na estação fria e seca.

a) Que tipo de regulação térmica possuem os jabutis?

Eles são ectotérmicos.

b) Explique esse comportamento de acordo com as diferentes condições climáticas.

Na estação fria, eles hibernam, reduzindo o gasto de energia. Isso acontece pois não há calor suficiente para o funcionamento normal do metabolismo, além da pouca oferta de alimento neste período.

2. (Vunesp) São muitas as lojas que vendem animais exóticos para serem criados em casa como animais de estimação. Em uma dessas lojas, lagartos eram expostos em caixas de vidro, nas quais havia uma lâmpada acesa.

a) Qual a razão da lâmpada na caixa em que está colocado o animal? Esse procedimento tem alguma relação com algo que o animal experimenta em seu ambiente natural?

A função da lâmpada é o aquecimento, visto que ele é ectotérmico. No seu ambiente natural, ele se expõe ao sol para regular sua temperatura.

b) Se essa caixa fosse deixada na vitrine, diretamente sob luz solar intensa, durante todo o dia, haveria prejuízo ao lagarto?

Sim, pois, quando o organismo já se aqueceu, ele precisa de sombra.

3. (Fuvest-SP) Um grupo indígena do sudoeste dos Estados Unidos, denominado Anasazi, tinha um animal vertebrado entre as divindades que cultuava. O desenho a seguir baseia-se na figura encontrada em seus objetos sagrados. Um estudante, desejando identificar esse animal, ficou em dúvida entre duas classes de vertebrados e, por isso, solicitou ao professor informações quanto ao tipo de revestimento corporal ou quanto ao desenvolvimento embrionário do animal desenhado.


a) Como a informação sobre o revestimento corporal permite distinguir entre as duas classes?

O revestimento corporal permite distinguir se o animal é um anfíbio ou réptil, pois, se a pele for impermeável, se trata de um réptil; se for permeável, no entanto, é de um anfíbio, pois ele necessita que ela assim seja para a respiração cutânea.

b) Como a informação sobre o desenvolvimento embrionário permite distinguir entre as duas classes?

Se o desenvolvimento for indireto, se trata de anfíbio, que necessita da água para se reproduzir. Caso for direto, não necessita da água e é um réptil.