sábado, 20 de abril de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 5

Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 5


Fungos


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Compreendendo o texto


1. Os organismos conhecidos atualmente como fungos já foram considerados plantas. Aponte uma semelhança entre fungos e plantas que justifique a antiga classificação dos fungos e uma diferença entre eles que justifique a classificação atual dos primeiros em um grupo à parte.

Tanto os fungos como as plantas estão fixos no solo ou em alguma outra superfície. No entanto, uma diferença importante é o fato de os fungos serem heterótrofos, e as plantas, autótrofas.

2. Justifique a seguinte afirmação: “A estrutura do corpo dos fungos permite um maior contato desses organismos com partes mortas de plantas e animais, e isso é fundamental para sua nutrição”.

Como os fungos possuem uma rede de micélios logo abaixo da superfície do solo, podem entrar em contato mais facilmente com a matéria orgânica morta que se encontra no solo.

3. Certos fungos crescem especificamente sobre partes mortas de plantas, como folhas e galhos caídos. Qual a importância desses fungos para o equilíbrio da natureza?

Esses fungos decompõem a matéria orgânica morta transformando-a em moléculas mais simples, de modo que possam ser reaproveitadas pelos seres vivos.

4. Por que a produção de esporos é uma adaptação importante para organismos como os fungos?

A produção de esporos é importante para os fungos e outros organismos semelhantes pois eles podem, mesmo sem poder se locomover. se reproduzir em locais distantes daqueles nos quais estão fixos.

5. Um professor de Biologia disse em sua aula que o fungo Saccharomyces cerevisiae é uma espécie “domesticada”. O que será que ele quis dizer com isso? Explique.

           O professor quis dizer que esse fungo, como é utilizado para fins econômicos – a produção de cerveja, por exemplo –, tem sua reprodução e o crescimento das populações controlados pelo ser humano.

6. Um aluno afirmou que a produção de antibióticos e de substâncias tóxicas por alguns fungos têm relação com o fato de eles não serem capazes de se deslocar. Explique qual é a relação entre essas duas características.

A relação entre essas duas características é que, não podendo se locomover para fugir de predadores e de possíveis ameaças, eles têm de produzir substâncias tóxicas e antibióticos para se defender.

7. Para combater uma espécie de fungo que estava atacando limoeiros recém-plantados, um agricultor aplicou na área cultivada uma grande quantidade de fungicida de degradação muito lenta. Para sua surpresa, embora o fungo tenha sido eliminado, o crescimento das árvores ficou prejudicado. O que pode ter ocorrido?

           É possível que, como o fungicida era de degradação lenta, mesmo após ter eliminado o fungo que estava atacando os limoeiros, continuou atacando os demais fungos, inclusive os que estavam nas raízes das plantas, formando as associações de mutualismo denominadas micorrizas, que eram benéficas para as plantas, pois os fungos melhoravam a absorção de água e sais minerais, favorecendo o crescimento da planta. Logo, a eliminação desses fungos prejudicou o desenvolvimento das árvores.

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Refletindo e concluindo


1. (Unir-RO) Os fungos são importantes para o homem em todos os processos abaixo, exceto:

a) fermentação, como na produção de bebidas alcoólicas.
b) fabricação de antibióticos, como a penicilina.
c) alimentação, como os cogumelos comestíveis.
d) decomposição de organismos mortos.
e) purificação do ar através da fotossíntese.

Resposta: Alternativa e

2. (UFMG) Casacos de lã, sapatos de couro e cintos de algodão guardados por algum tempo em armários podem ficar mofados, pois os fungos necessitam de:

a) algas simbióticas para digerir o couro, a lã e o algodão.
b) baixa luminosidade para realizar fotossíntese.
c) baixa umidade para se reproduzirem.
d) substrato orgânico para o desenvolvimento adequado.

Resposta: Alternativa d

3. (UFBA) Encontram-se, às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:

a) uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
b) o levedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.
c) um agrupamento de microrganismos que aparecem no pão por geração espontânea.
d) um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.
e) o resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.

Resposta: Alternativa d

4. (UnB-DF) Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade de fungos, exceto:

a) podem causar doenças chamadas micoses.
b) desempenham papel fermentativo.
c) produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
d) alguns produzem antibióticos.
e) participação na formação
de liquens.

Resposta: Alternativa c

5. (UFPR) O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas camadas superiores dessa rede situam-se muitos grupos de pequenas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.

a) O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo.
b) O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo.
c) A alga protege e envolve
o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga.
d) A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga.
e) Nenhuma das anteriores.

Resposta: Alternativa b

6. (PUC-RJ) Indique, dentre os processos abaixo, a opção que esteja relacionada com a nutrição em fungos.

a) Síntese de matéria orgânica com energia liberada da oxidação de matéria inorgânica.
b) Síntese de matéria orgânica com utilização de energia luminosa.
c) Digestão extracorpórea e absorção celular de matéria orgânica digerida do meio.
d) Digestão corpórea extracelular em órgãos específicos.
e) Endocitose de moléculas orgânicas complexas do meio e digestão intracelular.

Resposta: Alternativa c

7. (UFRN) Uma das doenças do algodoeiro é provocada pelo acúmulo de micélios e esporos de um fungo do gênero Fusarium no interior dos vasos da planta, prejudicando o fluxo de seiva. Para o fungo, essas estruturas são importantes, pois estão relacionadas, respectivamente, com:

a) fixação e digestão.
b) crescimento e reprodução.
c) dispersão
e toxicidade.
d) armazenamento e respiração.

Resposta: Alternativa b

Questões para análise


1. (UFF-RJ) Os organismos popularmente conhecidos como cogumelos são eucariontes que, em sua constituição, apresentam parede celular rígida e um polissacarídeo de reserva. Embora possuam algumas características de planta, não pertencem ao reino Plantae.

a) Especifique a que reino pertencem os cogumelos e explique por que estes organismos não podem ser classificados como vegetais.

          
Os cogumelos pertencem ao reino Fungi, e não podem ser classificados como vegetais pois, ao contrário das plantas, são heterotróficos, não realizando fotossíntese, além de apresentarem parede celular de quitina, e não de celulose, como as plantas, e de seu polissacarídeo de reserva ser o glicogênio, enquanto o das plantas é o amido.


b) Informe o modo pelo qual os cogumelos digerem os alimentos necessários à sua sobrevivência.

Os cogumelos, que são heterotróficos por absorção, se alimentam por digestão extracelular, lançando no substrato enzimas que transformam as moléculas orgânicas em outras mais simples, que são posteriormente absorvidas pelo fungo.

c) Explique, resumidamente, o que são corpos de frutificação e aponte uma forma de esses corpos serem, beneficamente, aproveitados pelo homem.

Corpos de frutificação são as estruturas reprodutivas de alguns fungos, que produzem esporos e se elevam acima do solo ou da superfície sob a qual se encontra a parte vegetativa do fungo, e são a parte do fungo popularmente denominada “cogumelo”.

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2. (Unicamp-SP) Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações visíveis a olho nu (bolor ou mofo). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura e, a seguir, distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I. tampado imediatamente;
II. tampado depois de frio;
III. tampado depois de frio por plásticos com furos;
IV. destampado.

a) Em qual frasco, teoricamente, espera-se que um maior número de colônias se desenvolva? Por quê?

No frasco IV, pois, como ele está destampado por mais tempo que os demais, a quantidade de esporos de diversos tipos de fungos que podem vir a cair nele e se desenvolver é maior.

b) Indique as etapas do desenvolvimento de uma colônia.


A germinação dos esporos constitui filamentos de hifas, que se entrelaçam formando o micélio, que é o fungo em si. Alguns fungos produzem corpos de frutificação, que são a estrutura reprodutiva dos fungos e contém esporos.

c) Por que os fungos crescem sobre substâncias orgânicas?

           Pois eles são heterótrofos, decompondo a matéria orgânica e se alimentando das moléculas nas quais a transforma.

3. (Vunesp) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os “vilões” entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas.

a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais.

Esses organismos podem contribuir para a reciclagem da matéria orgânica através da atividade decompositora, pois alguns deles degradam a matéria orgânica, transformando as moléculas orgânicas em moléculas inorgânicas, que podem ser reaproveitadas pelos outros seres vivos.

b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos.

Um exemplo é a produção de antibióticos como a penicilina para o combate a infecções bacterianas.

4. (Unicamp-SP) O impressionante exército de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente é um batalhão composto por mais de quarenta tipos de fungos, que ameaça a integridade dos 6000 guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respiração dos milhares de pessoas que visitam a atração a cada ano.
(Adaptado de: Veja, 27/09/2000.)

a) Ao contrário do que está escrito no texto, a umidade não é suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivíduos do reino Fungi se alimentam.

Os fungos se alimentam por digestão extracelular, liberando enzimas digestivas no substrato, que degradam as moléculas orgânicas, transformando-as em inorgânicas, posteriormente absorvidas pelo fungo.

b) Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?

Essa capacidade de disseminação se explica pelo fato de os fungos se reproduzirem através de esporos, que são muito resistentes e que podem ser transportados pelo vento ou pela água, podendo chegar a locais muito distantes daquele onde se originaram.

5. (UFRRJ) Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente. Na semana seguinte, para surpresa do aluno, os pontos e fios reapareceram. A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.

O mofo reapareceu pois o álcool removeu apenas a parte do fungo que estava acima da superfície, ou seja, o corpo de frutificação – que tem função reprodutiva – não eliminando o micélio que estava no interior da madeira da porta e que é a parte vegetativa do fungo. Em uma semana, o corpo de frutificação cresceu de novo.

6. (FMTM-MG) Um biólogo descobriu na floresta Amazônica um fungo anaeróbio facultativo. Na ausência de oxigênio ele realizava fermentação alcoólica e, na presença desse gás, ele realizava respiração. Responda: 

a)  Em qual condição tal fungo consumirá mais glicose para produzir a mesma quantidade de energia?

          Na ausência de oxigênio.
b)  Justifique sua resposta.

           Isso ocorre pois, na fermentação, a oxidação da glicose é parcial, ainda havendo energia na molécula do álcool produzido, enquanto na respiração aeróbica a oxidação da glicose é total, e o gás carbônico e água produzidos têm pequeno teor energético, logo o consumo de glicose é maior na fermentação para a produção de uma mesma quantidade de energia.